A PSOPortugal é signatária da Carta para a Participação Pública em Saúde, a qual preconiza os princípios orientadores do projeto “MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde.
“MAIS PARTICIPAÇÃO, melhor saúde” é uma iniciativa colaborativa de várias associações de pessoas que vivem com uma doença, utentes de saúde e consumidores, que tem como objetivo promover a participação nos processos de tomada de decisão em saúde relacionados com a política de saúde e com a gestão e a organização do SNS. Os princípios orientadores que preconizamos estão vertidos na Carta para a Participação Pública em Saúde, que foi criada com o contributo das várias associações envolvidas.
A PSOPortugal é uma das signatárias desta Carta, que defende o direito à participação de todas as pessoas, quer seja nas decisões sobre a nossa própria saúde e os cuidados de saúde que nos são prestados, quer na organização dos estabelecimentos de saúde que utilizamos ou nas políticas de saúde que nos afetam. É crucial que as necessidades, as preferências e as expetativas das pessoas, tal como identificadas pelas próprias, sejam incorporadas na tomada de decisão em saúde.